Menino sonha grande e realiza: com livro e game, ganhou prêmio da Nasa.
Quem disse que criança não sonha grande e corre atrás de realizar o que sonha?
Pois o brasileirinho prodígio de apenas 7 anos, João Paulo Guerra Barrera, sonha em ser engenheiro e astronauta. Já escreveu um livro e criou um game sobre o espaço e com isso, se tornou a pessoa mais jovem do mundo a receber um prêmio da Nasa após vencer o concurso sobre colonização espacial, Ames Space Settlement Contest, na categoria mérito literário.
O game “Sonic World Space Settlement” foi baseado em um livro bilíngue português-inglês que ele mesmo escreveu no ano passado: “No Mundo da Lua e dos Planetas/In the World of the Moon and the Planets”. No game, assim como no livro, três crianças deixam a Terra e viajam em um foguete feito de material reciclável pelo Sistema Solar. Passam pela Lua e por diversos outros planetas, onde vivem aventuras e superam algumas adversidades que fazem refletir sobre a importância de se cuidar do lugar onde vivemos.
João Paulo mora em São Paulo, mas já morou com os pais nos EUA e por isso domina o inglês. Ele programou o game com a ajuda do professor de informática de sua escola. Já livro foi escrito no ano passado com a ajuda dos pais que também financiaram o projeto. O pequeno autor já estava habituado a ler e cita dois de seus livros favoritos: “Divertida Mente”, baseado no filme homônimo, e “O Incrível Menino Devorador de Livros”, de Oliver Jeffers.“O menino comia os livros para ficar mais inteligente, mas ele passou mal, vomitou e fez coisas erradas. Então ele deixou de comer e passou a só ler os livros, ficou mais inteligente e se transformou no incrível menino devorador de brócolis”, explica João Paulo.
Os pais atribuem o sucesso à educação que estão dando ao filho. Felizes em saber que estão no caminho certo em oferecer para ele uma boa educação e incentivar o gosto pela leitura e pelos desafios, os pais sempre lembram que a melhor herança que podem deixar para ele é “a firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de assimilar insucessos.”
Lindo exemplo de educação, né?
Se você quiser saber mais sobre o garoto, ele tem um site com o game e outras informações sobre sua vida e pensamentos.
*Imagens: site pessoal.