Crianças que brincam ao ar livre se desenvolvem melhor e rendem mais na escola, diz estudo.
A gente sabe que criança precisa de vitamina “S”. Aquela do “S” de sujeira, de terra, de contato com a natureza e com o meio ambiente! O que foi comprovado agora é que crianças que brincam ao ar livre rendem mais na escola. É o que diz estudo divulgado pelo National Wildlife Federation (NWF), uma organização americana de preservação do meio ambiente e proteção da vida selvagem que existe desde 1936.
Desde o final da década de 1990, evidências acadêmicas significativas demonstram que a natureza e programas de educação ao ar livre melhoram significativamente o desempenho escolar dos alunos, o que inclui não apenas pontuação em provas, mas também atitude e comportamento.
Remove the row
Column: 1

Column: 2
Os hábitos e atividades na infância mudaram muito nos últimos anos por conta de nossas vidas estarem tão enclausuradas entre quatro paredes – em casa, na escola e trabalho. Quintal e jardim já não são tão comuns assim e cada vez mais fica mais difícil o acesso a parques, gramados, riachos e o contato com a natureza.
Entramos e saímos de “caixas” – carro, escola, casa, prédio. Some-se a isso, o maior tempo gasto na frente das telas eletrônicas. Mas se nos tornamos cada vez mais conectados (e isso é irreversível) e temos pouco acesso à natureza, devemos ficar atentos aos problemas que os eletrônicos podem trazer e especialmente como afetam a criança e seu desenvolvimento.
Um novo documento da Academia Americana de Pediatria (AAP) aponta para fim da idade mínima e do limite de horas por dia para o uso de aparelhos eletrônicos. Para a entidade, o importante agora é orientar os pais em relação à maneira como esses aparelhos tecnológicos vêm sendo utilizados e não mais determinar uma idade mínima ou a quantidade de horas máxima. Mas a antiga recomendação continua válida: crianças acima de 2 anos não devem ficar além duas horas por dia na frente dos gadgets, principalmente se forem ininterruptas. E toda criança deve ter pelo menos uma hora por dia de brincadeiras e atividades ao ar livre para relaxar e descontrair. O importante agora é o bom senso dos pais e dar o exemplo nunca foi tão importante.
Atividades ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento da criança
Remove the row
Column: 1
Column: 2
Nossas crianças estão sendo criadas dentro de “caixas” e estão ficando cada vez mais distraídas, agressivas, difíceis de controlar dentro de uma sala de aula e tendo a saúde e desenvolvimento comprometidos. As brincadeiras, jogos e a interação com outras crianças e adultos desenvolvem nelas a capacidade de imaginar e fantasiar, o que permite o seu desenvolvimento emocional. As crianças precisavam muito mais de criatividade, contato com a natureza e de outras crianças para se divertir e ter um bom desenvolvimento cognitivo sensório-motor do que aparelhos eletrônicos e tecnologia.
Remove the row
Column: 1
Na luta diária que os pais têm para dar o melhor estudo e preencher a agenda dos filhos com atividades extracurriculares, deveria-se incluir algo simples e que melhora muito a qualidade de vida das crianças: gastar um tempo ao ar livre! Isso pode beneficiar a saúde e atenção das crianças, deixando-as mais calmas, além de melhorar a performance escolar e comportamento social. Só é preciso um esforço dos pais e educadores para fazer pequenas mudanças e incluir tempo ao ar livre na rotina das crianças.
Column: 2
Remove the row
Column: 1
Column: 2
É bom lembrar que isso também é excelente para adultos – passar um tempo em contato com a natureza, criando brincadeiras simples ou fazendo caminhadas ao ar livre é ótimo para todos. Não é necessário se livrar de todo tipo de tecnologia e se mudar para o campo para cuidar melhor dos pequenos. Investir em um pouco mais em atividades ao ar livre como ir a um parque ou incentivar as crianças a usarem as áreas ao ar livre dos prédios e condomínios, por exemplo, já é suficiente para cumprir essa missão.
Estamos preparando um post com muitas ideias de brincadeiras simples e divertidas para se fazer com as crianças ao ar livre 😉 Aguardem!